sexta-feira, 27 de março de 2015

São Francisco Xavier é longe, mas ainda é SJC

Chegou sexta-feira! Hoje por preguiça e também por falta de tempo não deu para cozinhar nada. Então optei por escrever sobre São Francisco Xavier ou SFX para os íntimos.
Apesar de levar aí por volta de 1 hora para chegar lá, SFX ainda é considerado parte de SJC! Sim, ele é um distrito localizado na serra da mantiqueira.
O lugar é bem tranquilo e tem uma série de pousadas. Muito bom para você passar o final de semana, ou tentar fazer um bate volta (cuidado que a estrada para lá é bem tortuosa).

SFX é bem conhecida pela sua vertente gastronômica. Realmente tem um número bom de restaurantes lá, mas nem todos são lá essas coisas e inclusive alguns estavam fechados.
Enfim, vamos lá. Para o almoço, você pode tentar o Restaurante Pousada São Francisco Xavier que fica no cantinho da praça no centro. No final de semana tinha música ao vivo (nada de funk e similares). Apesar de oferecer um self service a quilo, a comida é muito boa e bem temperada. Possui algumas cervejas artesanais interessantes como a Burgman. O lugar possui um cardápio a la carte, mas o próprio dono sugere que as pessoas optem pelo self service. 

Caso você esteja com vontade de um hambúrguer, lá também tem. Este se chama The Corner Deli e está localizado logo no começo da cidade. Comandado por duas mulheres, o lugar não possui muitas mesas, mas o atendimento e a comida valem a pena. O lugar possui uma boa carta de cervejas artesanais e sua decoração é bem diferente dos demais restaurantes. Quando estivemos lá o ponto da carne não veio muito certo, mas teve um ponto interessante: ao invés de salada foi servido moyashi (broto de feijão). E o pior é que combinou! Ah, só tome cuidado porque o lugar não aceita cartão, apenas dinheiro.

Por fim, a truta é um prato bem popular entre os turistas que vão la. Há inclusive um restaurante na serra de difícil acesso chamado Serra das Águas. Lá inclusive fica o trutário! Caso você se aventure até lá, não deixe de comer a casquinha de truta! Não cheguei a almoçar, pois tinha tomado café muito tarde e estava sem fome. Ah, como não há sinal de celular, não aceitam cartão também. Mas caso você esteja sem dinheiro eles possibilitam que você desça até a cidade e pague a conta com cartão no Restaurante João de Barro no centro. Aliás, esse restaurante parece ser meio famoso, mas não achei nada de especial nele. Experimentei a sua truta, mas a da pousada estava mais saborosa.

Depois de tudo isso, SFX é realmente um  lugar interessante para comer e vale a pena o passeio. Só não recomendo ficar vários dias, pois SFX é bem pequeno e não tem tanta coisa assim para fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário