domingo, 22 de março de 2015

Cozinha Peruana

A cozinha peruana ainda não tem um representante aqui em SJC (bom, pelo menos não conheço a existência de um por aqui), contudo em São Paulo temos alguns. Apesar de São Paulo não ser exatamente a 15 minutos de SJC, não é tão longe assim ... Então esse post é sobre um restaurante de lá, afinal tem muita gente de SJC que costuma ir passear em Sampa!

O escolhido da vez foi o La Mar Cebicheria (www.lamarcebicheria.com/sao-paulo/). Além de São Paulo, ele também possui unidades em Bogotá, Lima, Miami e São Francisco. O restaurante tem um pé direito bem alto e um ar moderninho.

A culinária peruana possui influências de diversos lugares, mas as que mais se sobressaem nesse restaurante são as japonesas e chinesas. Isso se deve principalmente aos imigrantes desses países que começaram a chegar ao Peru por volta de 1849 e 1899 respectivamente.

Chegando ao restaurante o couvert é oferecido. Ele consiste de uns chips de batata, mandioquinha e banana; e são acompanhados de 3 molhos de pimentas. Até que o couvert é interessante, mas não encha a barriga com ele!

Um dos principais expoentes do gastronomia peruana é o cebiche ou ceviche. Ele aparece em algumas versões e normalmente acompanhado com o "leche de tigre", o qual é basicamente sua marinada. Os peixes estavam bem frescos e as lulas bem macias, é fato que o ceviche usa bastante coentro, então para quem não gosta é bom tomar cuidado e pedir para fazer um sem.

Também comemos um causushi, uma boa definição para ele é sushi peruano. Ele é um purê de batata com limão e ajies (pimentas) peruanos recheado com abacate. Por cima você pode escolher diferentes coberturas, nesse caso escolhemos um com salmão. A aparência lembra a de um sushi e eles também possuem uma opção onde eles são servidos num barco como os sushis.

Para finalizar, comemos um arroz negro. Lembra muito um risoto feito com a tinta de lula, aliás a lula que veio por cima estava bem macia! Existem outros pratos no menu (inclusive no site tem o menu), mas a grande maioria é baseada em frutos do mar. Para aqueles que são carnívoros ou vegetarianos, existem uma ou duas opções.

Apesar da comida ser boa, o atendimento deixou a desejar um pouco. Tudo bem que nossa mesa tinha umas 15 pessoas (aliás, ultimamente não está muito fácil achar um restaurante que aceite uma reserva com mais de 10 pessoas tão fácil assim), mas houve uma certa confusão na hora de tirar os pedidos, bem como entregá-los para as pessoas certas. Acho que eles não estão acostumados a atender mesas grandes.

No dia estava listado um menu degustação e seu valor. Mas fazendo as contas o seu preço era basicamente a soma dos valores dos pratos que estavam no menu, ou seja, não havia vantagem em escolher tal opção.

Enfim, é uma boa opção para experimentar uma comida diferente; e caso queira beber algo diferente, tente o pisco sour!

Nenhum comentário:

Postar um comentário