Você gosta de raclette? E de queijo com batatas? Pois bem, raclette nada mais é do que batatas, queijo e outros complementos. Raclette na verdade é um queijo originário do canton du Valais na Suíça. Segundo a receita suíça, esse queijo é colocado próximo a uma fonte de calor para derreter. Ele então é raspado e colocado sobre uma batata cozida.
Hoje em dia existem diferentes variações desse prato (variações francesas e belgas por exemplo). Eu costumo fazer a variação francesa que usa o aparelho elétrico onde todo mundo pode fazer o seu individualmente ao mesmo tempo (em francês esse aparelho chama raclonette). Infelizmente o queijo raclette é muito caro e difícil de encontrar no Brasil, lá fora ele costuma ser bem barato. Sendo assim, eu sugiro usar qualquer outro tipo de queijo que derreta ou mesmo uma combinação deles. Dessa vez eu usei gouda, estepe, gruyere e emental.
Além da batata cozida eu costumo ter outros acompanhamentos diversos como frios em geral e legumes ou verduras cozidas. Nas fotos abaixo tem brócolis, aspargos, cogumelos frescos e peperone.
O legal é que as pessoas se reúnem ao redor da mesa e vão coversando enquanto preparam seus pratos, enquanto a resistência da raclonette aquece o ambiente.
Não precisa ter uma raclonette para experimentar essa comida, você pode também derreter o queijo numa frigideira ou forninho elétrico. O importante é a companhia dos amigos e família na hora de comer! Pode ter certeza que o pessoal vai comer bastante e vocês darão boas risadas!
Ah, quanto a receita, eu costumo calcular pelo menos 3 batas médias por pessoas e pelo menos uns 250 g de queijo por pessoa. De resto, vai meio que no olhômetro! Para acompanhar abra um vinho e divirta-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário