segunda-feira, 20 de julho de 2015

No dia do amigo: receita de ravioli gratin do meu amigo!!!

Oi pessoal, já faz um tempo que não escrevo aqui. Infelizmente não tem sobrado muito tempo para colocar receitas ou resenhas de lugares. Ultimamente tenho apenas colocado fotos no instagram. Então deixando a preguiça um pouco de lado, e o "Dia do Amigo", aproveito a ocasião para deixar uma receita de um grande amigo meu: o Ernesto.
Acho que utlimamente os homens tem se metido mais na cozinha, e nem por isso as refeições tem caído de qualidade! Hahaha. O fato é que para muitos (inclusive eu) cozinhar poder ser uma boa terapia, mesmo porque quando o seu dia dá errado, se você chega em casa, pelo menos sabe que se seguir a receita tudo dá certo (normalmente).
Enfim, a receita do Chef Ernesto é um ravioli gratin, eu não lembro bem a quantidade dos ingredientes, então pode ser que talvez sobre um pouco. A receita é para quatro porções:

Ingredientes:
400g de ravioli
150g de parmesão ralado
4 dentes de alho
5 castanhas do pará picadas
1 lata de creme de leite (vai sobrar um pouco)
Folhas de manjericão
Azeite, sal e pimenta
Manteiga para untar

Passo a passo
1. Unte 4 mini cocootes (ou outros potinhos de cerâmica) com a manteiga
2. Aqueça água numa panela e cozinhe o ravioli por uns 2 minutos
3. Massere os dentes de alho com azeite e o manjericão. Tempere a gosto com sal e pimenta; essa mistura chama pistou
4. Em cada cocoote faça camadas de ravioli, creme de leite, parmesão, pistou e castanhas. Repita as camadas até preencher a cocotte e termine com as castanhas
5. Com o forno pré-aquecido a 200°C coloque as cocottes
6. Deve levar uns 20 minutos (não me lembro ao certo), mas é só deixar lá até gratinar bem
7. Tire e decore com folhas de manjericão

O pistou é uma derivação do pesto italiano. Ele é originalmente é francês, mas ao contrário do pesto não tem castanhas ou queijo. Nem por isso deixa de ser uma boa opção para acompanhar massas ou carnes.
Enfim, pode fazer essa receita que meu amigo garante!

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Delivery de comida árabe: Haruf

Hoje o post é sobre delivery! Notei que ainda não havia escrito nenhum comentário sobre esse método cada vez mais usado por aqueles que ficam com preguiça de ir até o restaurante.
Normalmente quando as pessoas pensam
 em delivery, logo vem a imagem da pizza. Contudo, hoje em dia muitos outros tipos de restaurante vêem adotando o sistema de delivery como forma de atender ao público de casais mais jovens, os quais quais utilizam muito esse serviço principalmente durante a semana.
Assim, testei o delivery do Haruf dessa vez. Pedimos algumas esfihas, meio kibe assado e um kebab "sanduíche". A entrega foi feita entre 30 e 40 minutos conforme o prazo dado pelo restaurante. A comida ainda estava quente quando chegou.
Os pratos vieram todos embalados em isopor e separados por tipo. No caso das esfihas e quibe ainda houve o embrulho de papel. Os molhos vieram nos copinhos plásticos devidamente tampados e com um durex para garantir que não abrissem durante a viagem. A quantidade dos molhos foi mais que suficiente.
Um dos problemas do delivery é que as massas costumam ficar muito borrachudas se a entrega demorar a chegar. Isso é normal, imagine a pizza quente dentro do isopor.
No caso as esfihas estavam numa consistência boa ainda. O kibe ainda estava inteiro, mostrando que o motoqueiro não veio fazendo curvas agressivas durante a viagem.
O kebab também estava com uma cara boa, principalmente porque a embalagem acomodava ele bem justo.
Muitas vezes não é possível comparar entre o pedido delivery e o feito na mesa. Mas nesse caso, dentro das condições de um delivery, a comida ficou bem próxima do pedido feito na mesa do restaurante!

Haruf
Av. São João, 644 – Jd. Esplanada - São José dos Campos
Tel.: (12) 3913-3025 / (12) 3913-3074
 

Do Ceará para São Paulo

Depois de alguns dias corridos, consegui um tempo para voltar a escrever por aqui. E dessa vez é para quem gosta de frutos do mar.
Nascido no Ceará o restaurante Coco Bambu já possui algumas filiais em São Paulo. Caso você goste desse tipo de comida e esteja por lá, o Coco Bambu é uma ótima pedida.
O cardápio possui diversos pratos de frutos do mar: camarão, vierias, lagostas, mexilhões, etc. Praticamente tudo que você pode imaginar! Um ponto principal é que os pratos normalmente servem 3 a 4 pessoas segundo o cardápio, mas fique sabendo que os pratos para 3 pessoas servem 4 a 5 pessoas tranquilamente, principalmente se tiverem mulheres na mesa.
O carro chefe do restaurante é o arroz internacional (o qual já tentei reproduzir aqui no blog uma vez). Esse prato é bem grande e serve mais pessoas do que está marcado no cardápio.
A unidade que estive é no Itaim e fica onde era o antigo Friday's. Apesar do lugar possuir 3 andares, lembre de chegar cedo ou fazer reserva. Isso porque o restaurante cosutma lotar, e por lotar imagine 2 horas de fila pelo menos durante o pico.
No final das contas é um ótimo restaurante para fazer comemorações, só um detalhe: eles não deixam você levar bolo, mas dão uma sobremesa para o aniversariante!

Coco Bambu JK
Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 737 - São Paulo
Tel.: (11) 3051-5255