domingo, 14 de junho de 2015

Os cortes do filé mignon

O filé mignon aparece nos cardápios de restaurantes sob diversas formas: escalope, picadinho, medalhão, tornedor, paillard e chateaubriand. Apesar de diferentes nomes, todos vêem da mesma peça. Aliás, uma boa forma de economizar um pouco é comprar uma peça de filé mignon inteira. Ela pode ser um pouco grande, mas por outro lado normalmente é bem mais barata do que se comprarmos os medalhões em separado, por exemplo.
Basicamente o chateaubriand é a peça  maior do filé mignon (normalmente pesa uns 400g) e vem do coração da peça. O tornedor, basicamente é metade do chateaubriand, enquanto que o medalhão por sua vez corresponde a metade (mais ou menos) de um tornedor.
Então na verdade, medalhão, tornedor e chateaubriando são todos da mesma parte do boi, sendo que a diferença é a espessura de cada um dos cortes.
Com as pontas, normalmente as pessoas fazems os escalopes, que são bifes menores e mais finos, picadinhos (principalmente para estrogonofe) e o paillard. Esse último é aquele bife bem fininho que é feito com o auxílio de um martelo para abrir a carne.
Falando assim pode parecer meio complicado, então para ajudar eu fiz uma pesquisa na internet para achar um vídeo para facilitar as coisas. Então dê uma olhada nesse link onde o Wessel explica como cortar o filé mignon (não tem todos os cortes que mencionei, mas dá para ter uma boa idéia).Um outro vídeo que dá uma boa idéia também é está nesse outro link.
Ah, não esqueça de ter uma faca bem afiada para fazer os cortes, pois além de cortar, muitas vezes a peça de filé mignon vem com uma parte de nervos bem fina e daí a necessidade dela para fazer a limpeza da carne. Na primeira vez você vai demorar um pouco para fazer, mas não depois de uma ou duas vezes você pega a prática. O bom da peça inteira é que você pode congelar o que não for usar, evitando diversas idas ao mercado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário